segunda-feira, 5 de julho de 2010

COMUNICAÇÃO EDUCACIONAL

Olá, Ana

As minhas respostas às 10 questões colocadas serão, indiscutivelmente, todas afirmativas.

No entanto, penso que a forma como as perguntas foram formuladas apenas possibilita um conjunto de respostas pouco conclusivo, dado que o que as questões consistem, quase sempre, em "Este ambiente permite ...?". Daí que as respostas sejam quase invariavelmente "Sim", talvez com a excepção das questões 2 e 8, que são mais objecti-vas.

Nota-se, em particular, que a pergunta 2 foi colocada algo artificialmente na negativa, a fim de que a resposta seja igualmente "Sim".

Ou seja, este ambiente permite, sem dúvida, tudo aquilo que está enunciado nas questões formuladas. Mas muitos outros ambientes também o permitem. Assim, o que me parece importante averiguar é se aquilo que ele permite foi, de facto, ou não, alcançado.

Daí que sugira algumas alterações neste conjunto de perguntas, com o objectivo de tornar o questionário mais objectivo e mais neutro, que passo a formular:

Retirei o "permite" e passei o Presente do indicativo para o Pretérito perfeito, com o intuito de indagar a impres-são resultante do que o utilizador efectivamente vivenciou e não apenas a possibilidade de o ter conseguido. Na questão 2, retirei o "Não" e passei o "sozinho" ao seu antónimo.

Outra sugestão seria suprimir uma das questões que me parecem um pouco redundantes, as perguntas 4 e 9, ou, em alternativa, fundi-las numa só.

Assim, proponho as mesmas questões com as modificações referidas:

Q1. Este ambiente CSCL facilitou o contacto com os meus colegas de grupo?

Q2. Senti-me acompanhado nesse ambiente?

Q3. Neste ambiente CSCL obtive uma boa impressão dos meus colegas de grupo?

Q4. Neste ambiente espontâneo de CSCL tivemos conversas informais?

Q5. Neste ambiente CSCL atingimos um bom desempenho de grupo?

Q6. Neste ambiente CSCL desenvolvi boas relações de trabalho com meus colegas de grupo?

Q7. Neste ambiente CSCL identifiquei-me com o grupo?

Q8. Senti-me confortável neste ambiente CSCL?

Q9. Neste ambiente CSCL desenvolveram-se conversação não relacionada com a tarefa?

Q10. Neste ambiente CSCL foram criadas amizades próximas dentro do meu grupo?

Desta vez, o número de respostas afirmativas, no meu caso, desceria de 10 para 6, e uma variação de 40% é extremamente significativa.

Além disso, parece-me que as perguntas iniciais sobrevalorizam a Presença Social.

Da leitura do questionário fica-me a ideia de que se pretende transmitir a noção de que só é possível ter sucesso num trabalho em grupo, na Plataforma Moodle, se o utilizador obteve uma boa impressão dos colegas de grupo, se teve conversas informais, se se identificou com o grupo, se se sentiu confortável neste ambiente, se se desen-volveram conversação não relacionada com a tarefa e se foram criadas amizades próximas dentro do grupo.

Ora, não penso que tenha que ser assim. É perfeitamente possível ter uma prestação empenhada, com qualidade e focada no objectivo final sem que todas essas premissas (ou mesmo a maior parte delas) se concretizem.

A Presença Social deve ser como a água benta: cada um toma a que quer.

Nem todos os estudantes on-line sentem necessidade de a exercer ou de a protagonizar. E têm esse direito.

Este debate entronca, parcialmente, num outro que tivemos na unidade curricular Processos Pedagógicos em e-Learning sobre Transparência versus Privacidade no ensino on-line, onde se afloraram algumas questões que têm, em parte, a ver com esta matéria.

Se, nessa altura, defendi o direito à privacidade, defendo, agora, que não deverá ser expectável que todos os alu-nos no ensino a distância tenham que ter, necessariamente, uma Presença Social muito marcante.

Sinto, ainda, que, a haver necessidade de moderar algum dos extremos, essa prática correctiva incida sobre o excesso de Presença Social que, além de constituir um elemento distractor, poderá tender, qual eucalipto, a secar tudo à sua volta, e não tanto sobre a sua falta.

Afinal, bastará observar, nos mais diferentes domínios e actividades, o número de elementos válidos que tenden-cialmente assumem uma atitude reservada ou, mesmo, de low-profile.

Sem comentários:

Enviar um comentário